Gerador de Van Der Graaf
Gerador de Van Der Graaff
Atividade experimental I
Prof.:
Alunos:
__________________
__________________
__________________
__________________
Turma: 4ENG33B
Data do experimento: 12 de Fevereiro de 2014
Data entrega: 19 de Fevereiro de 2014
Cabo Frio, 2014
I- Objetivos Gerais:
- Demonstração visual da existência das linhas de força através do campo elétrico gerado por um gerador de Van Der Graaff, interpretando os efeitos do campo elétrico produzido pelo acúmulo de cargas em uma esfera oca metálica.
II- Materiais e Equipamentos:
- Gerador de Van Der Graaf;
- Esfera auxiliar de alumínio com cabo e borne;
- Torniquete eletrostático;
- Cabos de ligação banana/banana;
- Base isolante de madeira;
- Tiras de papel alumínio;
- Fita adesiva;
- Lâmpada fluorescente pequena;
- Algodão;
III- Introdução Teórica:
Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.
Os átomos são formados por um núcleo, onde ficam os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde os elétrons permanecem, em órbita.
Os prótons e nêutrons têm massa praticamente igual, mas os elétrons têm massa milhares de vezes menor, ou seja, os elétrons tem massa aproximadamente duas mil vezes menores que a massa do próton.
Podemos representar um átomo embora fora da escala desta forma:
Se pudéssemos separar os prótons, nêutrons e elétrons de um átomo, e lançá-los em direção à um imã, os prótons seriam desviados para uma direção, os elétrons a uma direção oposta a do desvio dos prótons e os nêutrons não seriam afetados.
Esta propriedade de cada uma das partículas é chamada carga elétrica. Os prótons são partículas com cargas positivas, os elétrons tem carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.
Um prótons e um elétrons têm valores absolutos iguais embora tenham sinais