Experimento com o gerador de van der graaf
Integrantes do grupo: Kelly Cristina Marcio Patrick Yasmin Carrilho
Data do experimento
Data: 04/03/2013.
Data da entrega
Data: 11/03/2013.
1- Objetivos gerais
Estudar as formas de eletrização:
- Por atrito;
- Por contato;
Experimento com o gerador de Van der Graaf;
2- Introdução Teórica
Eletrização:
-Por atrito: atritar dois corpos de materiais diferentes faz com que eles adquirem uma carga elétrica não nula. Nesse tipo de processo os corpos adquirem cargas de mesmo modulo mais sinais opostos.
-Por contato: ao colocar em contato dois corpos de material condutor, com pelo menos um deles com carga não nula, eles compartilham a carga e, ao separá-los, os dois ficam eletrizados.
Gerador de Van der Graaf
É uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro Robert Jemison van de Graaff. O gerador forneceu uma alta energia necessária para os primeiros aceleradores de partículas. A máquina foi logo empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas.
O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles condutores (como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela,