Estudos Culturais - 1º semestre
"Estas transformações estão também mudando nossas identidades pessoais, abalando a idéia que temos de nós próprios como sujeitos integrados. Esta perda de um 'sentido de si' estável é chamada, algumas vezes, de deslocamento ou descentração do sujeito." http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo "Dentro de nós há identidades contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas identificações estão sendo continuamente deslocadas."
"…A medida em que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertaste e cambiante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar - ao menos temporariamente."
"As transformações associadas a modernidade libertaram o indivíduo de seus apoios estáveis nas tradições e nas estruturas…O status, a classificação e a posição de uma pessoa na grande cadeia do ser."
"Cada movimento apelava para a identidade social de seus sustentadores. Assim, o feminismo apelava as mulheres, a política sexual aos gays e lésbicas, as lutas raciais aos negros, o movimento antibelicista aos pacifistas, e assim por diante. Isso constitui o nascimento histórico do que veio a sr conhecido como a política de identidade - uma identidade para cada movimento."
"Ele constrói identidades que são colocadas de modo ambíguo, entre o passado e o futuro. Ele se equilibra entre a tentação por retornar as glórias passadas e o impulso por avançar ainda mais em direção a modernidade."
" A diferença