vamos passar
Revisão da literatura
A obesidade e considerada, atualmente, um dos principais problemas de saude publica, constituindo-se em epidemia mundial responsavel por aumento substancial da morbimortalidade. Por ser de causa multifatorial resultante da interacao de fatores geneticos, metabolicos, sociais, comportamentais e culturais, causa forte impacto tanto na saude quanto no bem-estar psicologico e, principalmente, na qualidade de vida.
Esta revisao bibliografica objetiva discutir as causas da obesidade e suas consequencias na qualidade de vida das pessoas.
Introdução
A obesidade e doença crônica caracterizada pelo acumulo excessivo de tecido adiposo no organismo. e multifatorial e depende da interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais. A obesidade tornou-se problema de saúde publica, uma vez que as consequências para a saúde são muitas e variam do risco aumentado de morte prematura a graves doenças não letais, mas debilitantes, que afetam diretamente a qualidade de vida. Este estudo apresenta, por meio de revisão bibliográfica, as causas da obesidade e suas consequências na qualidade de vida. Foi realizada a busca dos dados nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO, Foram usados também livros-textos recentes, considerando a relevância e o valor informativo do material e alguns artigos-chave selecionados a partir de citações em outros artigos.
OBESIDADE
Conceituação e classificação
A Organização Mundial de Saúde (OMS)8 classifica a obesidade baseando-se no índice de massa corporal (IMC) definido pelo calculo do peso corporal, em quilogramas, dividido pelo quadrado da altura, em metros quadrados (IMC = kg/h2(m)), e também pelo risco de mortalidade associada. A obesidade e caracterizada quando o IMC encontra-se acima de 30 kg/m2. A OMS define a gravidade da obesidade em: grau I (moderado excesso de peso) quando o IMC situa-se entre 30 e 34,9 kg/m2); a obesidade grau II (obesidade leve