mecanica
Sempre quando for começar a montar raios em uma roda deve-se observar a diferença do ângulo dos raios, pois a montagem dos raios com os ângulos errados pode comprometer o serviço.
Os raios com o ângulo mais aberto sempre serão os chamados de (INTERNOS), e os com o ângulo maior serão os (EXTERNOS). Para montagem no cubo sempre montaremos os “internos” primeiro. Após ter separado os raios vamos entender um pouco mais , do por que de “interno” e “externo” o raio “interno” é chamado assim por que a parte da barriga do raio fica na parte de dentro do cubo. E o raio externo a barriga do raio fica na parte externa do cubo. Para fazer a montagem dos raios no cubo,deve ser feita da seguinte maneira. Em um cubo comum (sem marcação de referencia) podemos começar por qualquer um dos furos do cubo que a montagem ficara correta, já alguns cubos possuem marcações de referencia e devemos observá-las na hora de montagem.
IMPORTANTE: sempre vamos começar a montar os raios INTERNOS no cubo.
Para a montagem vamos escolher um dos furos do cubo e passar um dos raios, após ser passado o primeiro raio, vamos pular um furo do cubo e passar no próximo, e assim montando um e pulando um até fechar a seqüência.
Feito isso vamos parafusar os niples nos raios. Vamos pegar a marca de referencia da válvula da câmara de ar para posicionar os raios, devemos notar no aro que os furos sempre vai ter um que vai sair pra cima e outro vai sair pra baixo,então cuidado na hora de montar. Sempre vamos parafusar o primeiro raio no aro no lado do furo da camara de ar, depois é só pular no aro três furos e parafusar o próximo raio no quarto furo do aro, e assim por diante.
Feito isso vamos montar o outro lado dos raios internos, devemos deixar sempre os raios já passados o mais esticados possível. Vamos então medir em qual dos furos o raio vai dar o tamanho ideal para parafusar. Lembrando que se a primeira sequencia os raios estão para sua direita esses estarão o