Vamos Marchar, Paraná
A Marcha das Vadias é um movimento revolucionário feminista que teve seu início na cidade canadense de Toronto em 2010 com o intuito de protestar contra a violência sofrida pela mulher em todos os seus aspectos: físico, moral e psíquico. Além disso, a Marcha das
Vadias luta em prol da igualdade de gênero, pelo respeito à opinião e à liberdade do corpo feminino. Esse movimento chegou ao Brasil em 2011, com o mesmo objetivo de defesa à mulher. Dados recentes mostram que o Brasil situase em sétimo lugar do ranking dos países com maiores índices de violência feminina. É por esse motivo que a Marcha das Vadias propagase nacionalmente. No ranking nacional, o estado do Paraná encontrase em terceiro lugar, estando atrás apenas de Espírito Santo e Alagoas.
Desse modo, algumas cidades paranaenses organizaramse para a realização da
Marcha das Vadias, reivindicando, além dos objetivos principais do manifesto, ações práticas do governo estadual como delegacias da mulher, centros de saúde da mulher, pessoas devidamente preparadas para o atendimento dessas mulheres, casas de amparo e acolhimento das vítimas de violência. A Marcha tem também a função de explicitar a realidade sofrida em silêncio cotidianamente por um número gritante de mulheres e pressionar a opinião pública, pois essa violência tem respaldo de uma cultura machista, patriarcal, que objetifica a mulher.
Diante disso, convidamos todas as cidades a participarem deste movimento, para que se organizem, discutam suas realidades municipais para um mapeamento da violência contra a mulher no estado do Paraná, e que saiam às ruas, gritando um basta à violência contra a mulher! Marchando lado a lado somos mais fortes. Vamos Marchar, Paraná!