Vamos filosofar?
A filosofia surgiu na Grécia Antiga com o propósito de libertar o pensamento de suas bases míticas, para dar à vida explicações diferentes daquelas que dependiam de deuses e supertições. Era uma atividade dos homens sábios (philos = amigo ou amante; sophia = sabedoria) que se punham a pensar sobre conceitos estabelecidos, buscando novos entendimentos.
Faz-se Filosofia colocando perguntas, propondo idéias, argumentando e pensando em possíveis argumentos contrários, procurando saber como funcionam realmente os conceitos, para chegar mais próximo da verdade. Seu objetivo é avançar no conhecimento da vida e de nós mesmos.
A atividade filosófica (e conseqüentemente, a atitude filosófica) se caracteriza pela busca de sentido mais profundo da realidade, transformando uma simples experiência ou idéia num "saber" sobre a experiência e a idéia.O ensino de filosofia constitui uma exigência e um desafio no contexto da educação brasileira atual.
O seminário Vamos Filosofar? Constitui uma das mais democráticas atividades desenvolvidas nas aulas de filosofia. É fruto de uma trajetória de estudos, debates e investigações filosóficas, oportunizando ao aluno de filosofia a escolha de um tema que o desafie a buscar conhecimentos e a exposição dos resultados de sua pesquisa aos colegas e professores do CEM.
“A incumbência da filosofia é mostrar aos jovens o sentido de sua existência concreta”. E é assim que a filosofia se torna formativa, na medida em que ela permite ao jovem dar-se conta do lugar que ocupa na realidade histórica de seu mundo. Dessa forma o papel da filosofia é o de auxiliar o jovem a “compreender o sentido de sua própria experiência existencial, situando-a em relação ao sentido da existência humana em geral”.(SEVERINO, 2003