TRABALHO FISICA EXPERIMENTAL 1 MRUV TRILHO DE AR
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUIMICA GERAL
PROFESSORA: CLÁUDIA LOGELO
MRUV – Trilho de Ar
Turma: 3085 – Sexta / Noite
Alunos: Alesson Santos - 201301660868
Silvio José – 201307227121
Wallace Galdino - 201303029227
1. Introdução:
Em alguns momentos do nosso dia-a-dia, podemos observar que a maioria dos organismos (vivos ou não-vivos) a olho nu se movimentam, e os que são vistos apenas em microscópio também. Percebemos a grande importância do movimento: seja para andar, pular, correr, observar um carro percorrendo um trecho da estrada em um certo tempo, entre outros exemplos. Na ciência, a Mecânica estuda o movimento, e ela se preocupa em retratar tanto o movimento em si como também quem o aciona ou cessa.
1.1 Objetivo:
Comparar a aceleração prática com a aceleração teórica. Assim, ao término desta atividade o aluno deverá ser capaz de utilizar o colchão de ar linear para determinar a aceleração média e a velocidade final do carro.
1.2 Teoria:
Segundo a 2ª Lei de Newton, é possível medir a aceleração de um corpo se deste mesmo for conhecida a massa e a força resultante aplicada seguindo a expressão:
Fr = m . a
Onde m é a massa do corpo e a é a aceleração. Note que quando a força resultante é nula então não há aceleração e o corpo está em um movimento retilíneo uniforme sem a ação de forças (1º Lei de Newton Lei da Inércia). Estudar as características físicas do movimento retilíneo uniforme (MRU) e de suas equações matemáticas; Compreender o funcionamento de um trilho de colchão de ar; Observar e caracterizar o movimento retilíneo uniforme em um objeto móvel; Determinar distâncias e tempos através de régua e cronômetro;
2. Procedimento prático:
Fizemos todos os procedimentos como demonstrado pela professora; Nivelamos o trilho para um ângulo de 2,5°; Configuramos os sensores e trave o carro na bobina; Travamos a