“Viver sem filosofar é, propriamente, ter os olhos fechados, sem tratar de abri-los jamais.”
Viver sem filosofar é como viver na escuridão, porque filosofar é você questionar tudo que está ao seu redor, perguntar se alguém vive sem filosofar é o mesmo que perguntar se é possível viver sem duvidar, sem conhecer, sem pensar, sem questionar. Porém existem aqueles, que preferem viver repetindo as ideias e opiniões de outras pessoas ao invés de pensar suas próprias.
Quando você tem certo interesse no campo filosófico, ou seja, quando você procura conhecer e descobrir o que nos rodeia, quando você procura respostas para questões enigmáticas, você acaba adquirindo um modo de ver e sentir as coisas que só você pode saber, e isso ninguém pode tirar de você.
Quem vive sem filosofar, acaba vivendo num mundo à base de respostas prontas, superficiais, que foram aceitas sem ao menos saber o porquê, quando, onde. Não sabem de fato qual é a essência, a profundidade das coisas. Viver sem filosofar é se isolar do seu próprio conhecimento, é ignorá-lo ao em vez de absorvê-lo.
Ter os olhos fechados significa nada mais nada menos do que pensar que sabe o que está acontecendo, mas nem ao menos conseguir explicar pra si próprio tudo isso que vai se desenvolvendo ao seu redor. Filosofar é viver num show só que ao invés de músicas você tem dúvidas. E essas gritam e ecoam na sua cabeça, às vezes te fazem pular e às vezes te deixam pra baixo. E o principal, esse show nunca acaba de verdade, pois a cada dúvida que é resolvida uma nova surge e depois outra, outra e mais outra. Ficamos presos em um show eterno, agora cabe a nós resolver se vamos apenas deixá-lo passar ou aproveitá-lo.
Hoje em dia, por exemplo, as pessoas são presas no seu próprio mundo e nem sempre é porque querem, às vezes são excluídas de pensar, assim como na política, os seus representantes evita que as pessoas pensem sobre o pensar, pensem por si só, eles fazem com que tudo já esteja mascarado, e as pessoas ainda