Valvula de borboleta
Nome : Monise nº 08 Profª : Rose
1.INTRODUÇÃO VÁLVULAS
São elementos de comando que regulam a vazão, pressão, direção do ar comprimido e são divididos em direcionais, reguladoras de fluxo, de bloqueio, de pressão e combinadas.
2. INTRODUÇÃO VÁLVULA DE BORBOLETA
As válvulas borboleta são conhecidas por serem leves, econômicas, terem boa performance como válvula de controle de vazão e são aplicáveis numa larga faixa de tamanhos.
Uma válvula de borboleta é um quarto de volta de movimento de rotação, que é usado para parar, regular, e começar a fluir. Válvulas de borboleta são fáceis e rápidos para abrir. A 90° rotação da alça proporciona um fechamento completo ou a abertura da válvula. Válvulas de borboleta grandes são geralmente equipados com uma caixa chamada, onde o volante por engrenagens é conectado ao tronco. Isto simplifica a operação da válvula, mas à custa da velocidade. Existem vários modelos de válvulas de borboleta entre elas estão, válvula de borboleta manual (fig. 1) e válvula de borboleta pneumático (fig. 2).
2.1 VANTAGENS DE VALVULAS DE BORBOLETA
Desing compacto requer espaço consideravelmente menor, em comparação com outras válvulas, leve em peso, operação rápida requer menos tempo para abrir ou fechar, disponível em tamanhos grandes, e baixa queda de pressão e de alta pressão de recuperação.
2.2 DESVANTAGENS DE VÁLVULAS DE BORBOLETA
Serviço de estrangulamento é limitado a baixa pressão diferencial, cavitação e fluxo estrangulado são duas preocupações potenciais, movimento do disco não é dirigida e afetados pela turbulência do fluxo
3. CARACTERISTICA
A válvula de borboleta tem um corpo, um assento resiliente, um disco de borboleta, uma haste, um anel de vedação, uma placa de posicionamento dentada e uma alavanca. O assento resiliente fica sob compressão quando é montado no corpo da válvula, fazendo assim uma vedação em torno