instrumentação
DEFINIÇÃO
De forma genérica pode-se dizer que se trata de um dispositivo cuja finalidade é a de provocar uma obstrução na tubulação com o objetivo de permitir maior ou menor passagem de fluido por esta. Esta obstrução pode ser parcial ou total, manual ou automática. Em outras palavras é todo dispositivo que através de uma parte móvel abra, obstrua ou regule uma passagem através de uma tubulação. Seu objetivo principal é a variação da razão do fluxo.
TIPOS DE VÁLVULAS DE CONTROLE
Uma válvula de controle consiste basicamente de dois conjuntos principais o corpo e o atuador.
O corpo e a parte da válvula que executa a ação de controle permitindo maior ou menor passagem do fluido no seu interior, conforme a necessidade do processo. O conjunto do corpo divide-se basicamente nos seguintes subconjuntos:
a) corpo propriamente dito;
b) internos;
q) castelo, e
d) flange inferior.
Nem todos os tipos de válvulas possuem obrigatoriamente o seu conjunto do corpo formado por todos os subcomponentes acima mencionados. Em algum tipo de válvulas, corpo e Castelo formam uma só peça denominada apenas corpo; em outros nem existe o flange inferior.
Porém, vamos por ora desconsiderar tais particularidades, optando por um conceito mais global, para posteriormente irmos restringindo-o na medida em que formos analisando cada tipo de válvula de controle.
Sendo o conjunto do corpo, a parte da válvula que entra em contato direto com fluido, deve satisfazer os requisitos de pressão, temperatura e corrosão do fluido. Trata-se, portanto de um vaso de pressão e como tal deve ser considerado.
TIPOS DE CORPOS
Os tipos de válvulas são classificados em função dos respectivos tipos de corpos, e, portanto, quando estivermos falando de tipos de válvulas subentenderemos tipos de corpos.
Podemos agrupar os principais tipos de válvulas em dois grupos:
A) Deslocamento linear
1 - Globo Convencional
2 - Globo Três vias
3 - Globo Gaiola
4 - Globo Angular