brasil imperial
MATEMÁTICA
VOLUME DOS SÓLIDOS
GEOMÉTRICOS
Podemos ter muitas definições para a palavra volume, mas para a Matemática é o espaço ocupado por um corpo. Todo sólido geométrico possui volume e ocupa espaço. congruentes (também chamadas de bases) ligadas por arestas.
As
laterais de um prisma são quadriláteros ou paralelogramos. A nomenclatura dos prismas é dada de acordo com a forma das bases. Assim, se temos hexágonos nas bases, teremos um prisma hexagonal. O prisma pode ser classificado em reto quando suas arestas laterais são perpendiculares às bases, e oblíquo quando não são.
UNIDADE DE MEDIDA DO VOLUME
A unidade usual de volume é utilizada de acordo com as unidades das dimensões do corpo. Observe as unidades de volume de acordo com o SI (Sistema
Internacional de Medidas): km³ = quilômetros cúbicos (km * hm³ = hectômetros cúbicos (hm * dam = decâmetros cúbicos (dam * m³ = metros cúbicos (m * dm³ = decímetro cúbico (dm * cm³ = centímetro cúbico (cm * cm * cm).
km hm dam m dm
*
*
*
*
*
km) hm) dam)
m)
dm)
Algumas unidades de volume são relacionadas com algumas medidas de capacidade. Por exemplo:
1m³ ( um metro cúbico) = 1000 litros
1dm³ (um decímetro cúbico) = 1 litro
1cm³ (um centímetro cúbico) = 1 mililitro
V = Ab x h
PARALELEPÍPEDO
É a designação dada a um prisma cujas faces são paralelogramos. Um paralelepípedo tem seis faces, sendo que duas são idênticas e paralelas entre si. Os paralelepípedos podem ser retos ou oblíquos, consoantes as suas faces laterais sejam perpendiculares ou não à base.
TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
No sistema métrico decimal, devemos lembrar que, na transformação de unidades de superfície, cada unidade de superfície é 1000 vezes maior que a unidade imediatamente inferior:
V = Ab x h
CUBO
Cubo é o paralelepípedo reto que tem todas as arestas congruentes.
CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO
GEOMÉTRICO
A capacidade de um corpo é calculada através da