Valorização de Resíduos
1.1. Definição do tema do trabalho no que consiste a técnica de gerenciamento de resíduo e o que é?
A definição de valorização consiste em diminuir os volumes de resíduos por meio de abordagens técnicas, a valorização procura diminuir os custos decorrentes de destinação dos resíduos, sob uma ótica econômica. Pode produzir receitas que, embora marginais muitas vezes, contribuem para, cobrir, pelo menos em parte, os custos com a descontaminação de destinação dos resíduos.
1.2. Como aplicar ou alcançar a técnica de gerenciamento de resíduos?
A valorização é basicamente aplicada em resíduos sólidos extraindo suas matérias que possam ser comercializadas. No caso de resíduos industriais considerado mais nocivos também existe uma valorização, que pode ser por geração de energia, recuperação de metais e substancias química reaproveitáveis que ponderam ser comercializadas.
1.3. Apresentar vantagens e desvantagens da utilização da técnica de gerenciamento de resíduos, comparando-a com outras técnicas existentes.
Vantagens:
Poupanças energéticas;
Menores quantidades para eliminação;
Participação ativa dos consumidores, o que implica uma maior consciência ambiental;
Aumento do tempo de vida e maximização do valor extraído das matérias-primas (que só deveriam ser utilizadas quando realmente necessárias).
Desvantagens:
Custos de recolha, transporte e reprocessamento;
Por vezes maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);
Instabilidade dos mercados para materiais reciclados e que podem ser rapidamente distorcidos por alterações na oferta e procura (nacional ou internacional).
Assim podemos complementar então que um dos problemas enfrentados pela indústria de reutilização integrado de resíduos é a competitividade, pois é comum existir oscilação de preços no mercado de trabalho de matéria prima e muitas vezes acabam por inviabilizar a opção de reuso de resíduos.
Apesar disso a técnica