Fermentacao Alternativa Para O Aproveitamento E Valorizacao De Residuos Agroindustriais Tropicais 000fderll5t02wx5eo0a2ndxyz40jpmp
2218 palavras
9 páginas
102Foto: Cláudio Norões Rocha
on line
ISSN 1679-6535
Agosto, 2005
Fortaleza, CE
Fermentação em Estado Sólido:
Uma Alternativa para o
Aproveitamento e Valorização de Resíduos Agroindustriais
Tropicais
(A)
Gustavo Adolfo Saavedra Pinto 1
Edy Sousa de Brito1
Andrea Maria Rodrigues Andrade2
Sandra Lúcia Pinheiro Fraga3
Renata Beltrão Teixeira3
A geração de resíduos e subprodutos é inerente a qualquer setor produtivo. O aumento da conscientização ecológica, iniciado no final do Século XX, deixou claro que o grande desafio da humanidade para as próximas décadas é equilibrar a produção de bens e serviços, crescimento econômico, igualdade social e sustentabilidade ambiental.
úteis. Nesse contexto, a fermentação em estado sólido
(FSS) desempenha um papel de destaque no aproveitamento de resíduos sólidos, pois, em virtude do crescimento microbiano, ocorre a síntese de diversos compostos, dos quais muitos apresentam grande interesse para segmentos industriais, além de elevado valor agregado.
Os setores agroindustrial e de alimentos produzem grandes quantidades de resíduos, tanto líquidos como sólidos.
Esses resíduos podem apresentar elevados problemas de disposição final e potencial poluente, além de representarem, muitas vezes, perdas de biomassa e de nutrientes de alto valor. Ao contrário do que acontecia no passado, quando resíduos eram dispostos em aterros sanitários ou empregados sem tratamento para ração animal ou adubo, atualmente, conceitos de minimização, recuperação, aproveitamento de subprodutos e bioconversão de resíduos são cada vez mais difundidos e necessários para as cadeias agroindustriais (Laufenberg et al., 2003).
Mundialmente, as atuais linhas de pesquisa em FSS são o enriquecimento protéico de resíduos agroindustriais, onde microrganismos selecionados aumentam o teor protéico desses materiais, de modo a serem utilizados na alimentação humana ou animal; a destoxificação de resíduos, por meio da eliminação de substâncias recalcitrantes que
impedem