Valores normas e controle social
Valores, normas e controle social
Meta da aula
Apresentar os valores e as normas sociais como mecanismos de regulação do comportamento para a manutenção da cultura e da vida em sociedade.
Objetivos
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
1
identificar a relação entre valores e normas sociais;
2
reconhecer o papel dos valores e das normas sociais para a manutenção da cultura e da sociedade enquanto tal;
3
reconhecer os valores e as normas sociais como instrumentos de controle social.
Pré-requisitos
Para que você encontre mais facilidade na compreensão desta aula, sugerimos que esteja atento aos conceitos discutidos nas Aulas 6 e 7, sobre os processos de socialização e individualização.
Aula 8
•
Valores, normas e controle social
Introdução
Nas últimas duas aulas, você conheceu alguns processos sociais que conduzem a formas de socialização dos indivíduos, as quais consistem em uma aprendizagem de conduta, assim como de idéias e de crenças. O indivíduo aprende a adaptar-se a seus grupos e a fazer suas as normas, os valores e os costumes, um processo mediante o qual ele é absorvido pela cultura e incorporado como membro da sociedade em que vive. Na aula de hoje, abordaremos os valores e as normas sociais, entendidos como elementos fundamentais para a manutenção da cultura e da vida em sociedade.
Você já deve saber que a socialização dos indivíduos é o meio básico de controle social, uma vez que principalmente por meio da assimilação de valores, crenças e normas o indivíduo aprende a comportar-se de modo socialmente aceitável. O controle social orienta o comportamento do indivíduo, levando-o a proceder de acordo com os valores e normas imperantes na sociedade da qual ele faz parte. Dessa maneira, o controle social é eficiente na medida em que os indivíduos não apenas baseiam as suas ações nas recompensas e punições socialmente previstas para o cumprimento e a infração das normas sociais, mas também acreditam na validade