RESTAURACAO E CONTROLE SOCIAL
O fato de vivermos em sociedade faz permanecermos eternamente vigilante quanto aos nossos comportamentos e atos diários, eles exercem um controle sobre nossos atos e quando não o seguimos temos o sentimento de culpa. Esses comportamentos são fundamentais para o controle de uma sociedade.
Essas normas não estáticas, variando do tempo, relacionadas com novas descobertas. As diferentes culturas toleram certos desvios sociais, mas há um limite de tolerância. Quando passados dos limites entram em ação os mecanismos de controle social.
Os valores sociais
Em toda sociedade há um consenso entre seus membros do que são feio ou bonito, bem ou mal, agradável ou desagradável, honrado e vergonhoso. Quando reprendemos uma criança e não lhe explicamos o motivo da repreensão, estamos ensinando a uma verdade absoluta através dos costumes que devem ser respeitadas sem questiona-los.
Um valor impõe sobre o individuo com um evidenciar em um absoluto que se pode melhorar, mas se pode, normalmente por em duvida.
Os valores variam com as civilizações podendo determinar em algumas oque aquilo vale a pena viver e morrer com exemplo oque acontece em Israel com ataques suicidas, por serem mulçumanos morrer em nome de Alá a pessoa se torna um mártir sendo reverenciado em sua sociedade.
Os símbolos são instrumentos que em uma sociedade ou grupo utilizam para promover a conformidade da maioria e padrões de valor e comportamento; hinos, gestos como beijar a mão representam valores de certas sociedades. Pessoas podem desempenhar a mesma função em decorrências a posição que ocupam como exemplo os reis, papas e Dalai-lama.
A também a identificação de valores como herói nacional, santo humanista são tidos como corporificação de um determinado valor.
Normas e costumes Quando os valores se transformam em normas e costumes asseguram a regulamentação da vida dos indivíduos e dos grupos de uma sociedade. Entendemos uma norma como uma obrigação social.
Quando num