a degradação humana nos ecossistemas
Luiz Fernando Carrera dos Santos. Primeiro Período 2013.1
Resenha sobre: Restauração Ecológica dos Ecossistemas Naturais.
Resenha sobre Restauração Ecológica de Ecossistemas Naturais apresentado a Prof.ª Sarah Lawall,como requisito parcial na Disciplina Ecologia Geral ,da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. UERJ-FEBF.
Rio de Janeiro
Junho de 2013
Restauração Ecológica de Ecossistemas Naturais
Kageyama, P, y. Etal. Restauração ecológica de ecossistemas naturais. (FEPAF Botucatu (SP). 2008
A degradação humana tem um efeito desestabilizador sobre os ecossistemas, alterando seu equilíbrio dinâmico. Dentre essas alterações recentes que ocorrem nas florestas mundiais, destaca-se a fragmentação dos remanescentes naturais em pedaços cada vez menores, isolados por áreas tomadas pelo desenvolvimento: agrícola, industrial e urbano (German Budestag, 1990e Harris, 1984) Esse isolamento se dá pela pelas necessidades dos países em buscar o “desenvolvimento” e a inserção no comércio global em contrapartida explora-se cada vez mais seus biomas temos como exemplo o bioma brasileiro Cerrado que com o avanço da fronteira agrícola, se reduz a pedaços fragmentados, um desmatamento predatório de um ecossistema do território nacional para o interesse e benefício de alguns.
. O processo antrópico modifica a paisagem, alterando a composição e a diversidade das comunidades das florestas (Metzer, 1991) além do aumento crescente de áreas degradadas, paisagems fragmentadas com baixa conectividade entre os fragmentos florestais remanescentes, a biodiversidade cada vez mais reduzida e risco de extinção da fauna local na tentativa de minimizar os efeitos da degradação feita pelo homem, com uma possibilidade de manejo da - se o nome de restauração florestal ou restauração dos ecossistemas naturais.
A restauração florestal segundo kageyama não deve