Durometro
na Metalurgia considera-se dureza como a resistência à deformação plástica permanente;
na Mecânica é a resistência à penetração de um material duro no outro.
A dureza é uma propriedade mecânica que consiste em uma medida da resistência de uma material a uma deformação plástica localizada.
A dureza é a capacidade do material de:
•
resistir ao risco;
•
ser deformado plasticamente;
•
ser cortado;
•
absorver energia no impacto;
•
resistir ao desgaste.
Consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo t, produzindo uma calota esférica de diâmetro d.
d
A superfície da amostra em que será feita a medida da dureza deve estar plana, limpa e paralela à base de apoio da máquina de ensaio.
EXEMPLO: Uma amostra foi submetida a um ensaio de dureza Brinell no qual se usou uma esfera de 2,5 mm de diâmetro e aplicou-se uma carga de 187,5 kgf. As medidas dos diâmetros de impressão foram de 1 mm. Qual a dureza do material ensaiado?
O
ensaio padronizado, proposto por Brinell, é realizado com carga de 3.000 kgf e esfera de 10 mm de diâmetro, de aço temperado.
Porém, usando cargas e esferas diferentes, é possível chegar ao mesmo valor de dureza, desde que se observem algumas condições:
F (carga) → 0,25.D e d 0,5.D , ideal d = 0,375.D
Para obter o diâmetro de impressão dentro do intervalo anterior, deve-se manter constante a relação entre a carga (F) e o diâmetro ao quadrado da esfera do penetrador (D2), ou seja, a relação:
Fator de carga
Para padronizar o ensaio, fatores de carga foram fixados. O quadro a seguir mostra os principais fatores de carga utilizados e as respectivas faixas de dureza e indicações do material.
O diâmetro da esfera é determinado em função da espessura do corpo de prova ensaiado. No caso da norma brasileira, a espessura mínima