pop durometro
Estabelecer o gerenciamento do equipamento durômetro digital portátil 298-DGP.
2- DEFINIÇÕES
3- RESPONSABILIDADES:
Destina-se a todo o pessoal técnico, professores e acadêmicos.
4- PRECAUÇÕES E CUIDADOS Certificar o manuseio do equipamento esteja numa superfície plana, firme e na posição horizontal.
Certificar ao iniciar o procedimento se o indicador de carga esteja zerado, caso contrário, poderá ocorrer erro na indicação.
A escala Kgf não corresponde ao zero em outras escalas como LB e N.
Não ultrapassar 20Kgf (44,10LB/196,10N) – carga acima da capacidade de medição do aparelho.
Ao utilizar o pano umedecido para a limpeza, não deixar cair água sobre o durômetro sob pena de danificar permanentemente o equipamento.
Temperatura operacional: 0 a 50°C.
Umidade operacional: Menor que 80% RH.
5- METODOLOGIA:
Operação
1) Operar o durômetro sempre na posição horizontal, sobre uma superfície plana e firme.
2) Pressionar qualquer tecla para ligar o aparelho.
3) Pressionar o botão escala para selecionar a escala a ser usada no teste (Kgf = Quilogramaforça, N=Newton e LB=Libra).
4) Pressionar o botão zero para zerar a escala a ser usada.
5) Abrir a tampa de acrílico e posicionar o comprimido em uma posição radial, na região de teste, próximo ao cabeçote, em seguida, fechar a tampa.
6) Girar o manipulo no sentido horário até que haja o rompimento do comprimido (girar uniformemente para maior precisão na leitura).
7) Anotar a carga máxima que o comprimido conseguiu suportar indicada no display (CONGELAMENTO DO VALOR DE ROMPIMENTO); caso contrário o valor será perdido.
8) Ao iniciar o novo ensaio, aliviar carga girando o manipulo no sentido anti- horário, limpar a superfície, zerar o display e colocar o novo comprimido.
Realizar o mesmo procedimento descrito para cada comprimido.
OBS: O durômetro desliga automaticamente após 2 min. sem operação, congelando o ultimo valor apresentado antes de desligar. Para