Relatorio de dureza
ENGENHARIA MECÂNICA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
EDUARDO MOREIRA
DIEGO POHL
ANDRÉ ARRUDA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DUREZA 1
FOZ DO IGUAÇU
2014
1. Introdução:
Com o estudo da disciplina de Materiais de construção mecânica é possível conhecer a estrutura interna dos materiais, bem como as propriedades e a dependência entre elas. Com as práticas no laboratório, os conceitos vistos em sala podem ser melhor assimilados (interpretado). O objetivo do ensaio feito é evidenciar a importância e a relação entre a microestrutura e as propriedades dos materiais, no caso a relação entre o teor de carbono e Dureza (que se define no caso como resistência à penetração).
2. Referencial Teórico:
Dureza é a propriedade mecânica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e é definida pela resistência da superfície do material à penetração e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro. Na engenharia e na metalurgia, o chamado ensaio de penetração para a medição da dureza. A partir de um referencial intermediário, a dureza pode ser expressa em diversas unidades. É comum usar os seguintes processos:
Brinell
Rockwell
Meyer
Vickers
A dureza também pode ser definida como uma base de medida para o conhecimento de resistência e do tratamento térmico ou mecânico de um metal e da sua resistência ao desgaste. Porém, o conceito físico de dureza não tem o mesmo significado para todas as pessoas que tratam com essa propriedade, por exemplo, um projetista tem um conceito de dureza diferente para de mecânico ou metalúrgico.
3. Metodologia:
3.1 -Procedimento no Durômetro Digital Portátil:
Para a prática no Durômetro Digital Portátil, escolhemos primeiro a direção a ser realizada a medida, que