A ENFERMAGEM E OS CUIDADOS DO CANCER DO COLO DO UTERO
VERA LUCIA DA SILVA MOURA GONÇALVES
O PAPEL DA ENFERMAGEM NOS CUIDADOS DO CÂNCER DE COLO DO UTERO
CARAPICUÍBA/SP
2015
FALC FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUIBA
O PAPEL DA ENFERMAGEM NOS CUIDADOS DO CÂNCER DE COLO DO UTERO
Trabalho de Pesquisa Científica e Crítica, na forma de Artigo Científico, autônomo para fundamentação de questões relacionadas à sociedade.
CARAPICUÍBA/SP
2015
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a todas as famílias, que necessitam do serviço público de saúde e este não lhes é oferecido com a qualidade devida.
AGRADECIMENTOS
Nossos sinceros agradecimentos.
Primeiramente a DEUS, por permitir condições para formularmos nossas próprias opiniões.
Aos professores e orientadores, que nos ajudaram, com suas orientações e conhecimentos, a sermos pesquisadoras capazes de analisar criticamente sobre qualquer tema.
E a todos que nos incentivaram direta ou indiretamente na realização do nosso objetivo.
EPÍGRAFE
"Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias."
(Gandhi)
RESUMO
O objetivo deste artigo é conhecer quais os cuidados que o enfermeiro deve observar quanto aos pacientes com câncer de colo do útero e identificar os aspectos que envolvem esses cuidados. Mulheres diagnosticadas com câncer de colo de útero, que são tratadas com radioterapia e quimioterapia passam por uma série de consequências físicas e emocionais. Estes procedimentos, rádio e quimioterápicos incluem a tele terapia e a braquiterapia. Todas as pacientes com o câncer do colo do útero recebem um trabalho multiprofissional em que o papel do enfermeiro é importante para o suporte e orientação tanto ao paciente quanto aos seus familiares contribuindo para uma vida mais tranquila. O Papiloma Vírus Humano (HPV) é apontado como principal fator para este tipo de câncer, porém não