valores materiais
Nina: mulher que ficou com a Maria Antonieta na prisão
Gi: Aliada dos jacobinos, pai morreu na guilhotina
Lu: Diretora (diretório)
PERGUNTAS
Nina:
1- Quais as ordens a senhora recebeu para tratar a Maria Antonieta em sua chegada na prisão?
2- Ao longo do tempo a situação continuou a mesma?
3- E a senhora a ajudou? Continuou com as mesmas atitudes?
4- A senhora também é mãe... Não sofreu psicologicamente com a situação da Maria Antonieta? E o fato dela estar no meio dos dois filhos?
5- Depois de ver seu marido e filho morrerem guilhotinados, Maria Antonieta morreu da mesma forma. A senhora acha que toda essa tortura física e psicológica valeu a pena?
Gi:
1- O que levou a senhorita a depor contra a burguesia?
2- Como a senhorita reagiu a isso?
3- A burguesia em geral clamava por melhores condições na época em que a aristocracia governava e, por isso, iniciaram a Revolução Francesa com o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, porém, o primeiro governo burguês, justamente o jacobino, utilizou principalmente da radicalização para governar. A senhorita acha que tudo o que eles reivindicaram antes da revolução aconteceu?
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DEPOIMENTOS:
“No último verão visitei três fábricas têxteis em companhia do doutor Clough, de Preston, e do senhor Barker, de Manchester, e nós não conseguíamos ficar por mais de dez minutos nas fábricas sem tossir e respirar com dificuldade. Como então é possível agüentar para aqueles que estão condenados a ali permanecer por doze ou quinze horas? Se nós levarmos em conta a alta temperatura do ar e a contaminação desse mesmo ar, isso se torna um problema que deixa minha mente muito confusa, como as pessoas que sofrem com esse confinamento suportam isso por tão longos períodos de tempo.” [Dr. Ward, em depoimento sobre as condições de trabalho em fábricas têxteis no ano de 1919].
“Os primeiros dias de setembro são muito quentes. Os jornais noticiaram que homens caíram