Vale do silicio
SEMANA 05
março/2011
Sistemas multiprocessados.
1 - Introdução
Os sistemas multiprocessados são sistemas com múltiplos processadores e caracterizados pela execução simultânea de duas ou mais instruções pelo uso de mais de um processador. Nesse caso, os conceitos de multiprogramação são aplicados a vários processadores ao mesmo tempo.
Os sistemas multiprocessados permitem que vários programas sejam executados em paralelo, ou que um programa tenha duas ou mais de suas instruções executadas em paralelo.
O multiprocessamento pode ocorrer em múltiplos processadores que compartilham uma mesma memória primária (fortemente acoplados) ou em múltiplos computadores independentes, com o uso de sistemas operacionais de rede ou sistemas operacionais distribuídos (fracamente acoplados). No caso de computadores independentes, cada um tem seus próprios recursos.
Os sistemas multiprocessados podem ser classificados como fortemente acoplados e fracamente acoplados, que está relacionado à forma de comunicação entre esses múltiplos processadores. Os sistemas fortemente acoplados são classificados em simétricos e assimétricos.
Nos sistemas fracamente acoplados, os processadores estão em diferentes máquinas e são classificados como sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos.
No entanto, não existe muito consenso em torno das definições de sistemas operacionais distribuídos. Alguns autores consideram esse sistema fortemente acoplado quando provê um nível de integração e compartilhamento de recursos mais intenso e transparente ao usuário. O fato é que, nesse caso, fortemente ou fracamente acoplado depende da solução de software adotada.
Sistemas multiprocessados
Sistemas
fortemente acoplados Sistemas simétricos Sistemas assimétricos Sistemas fracamente acoplados
Sistemas
Sistemas operacionais operacionais de redes distribuídos Fig 1 – Sistemas multiprocessados