VAL IT
FÁBIO DAVID FERREIRA
GEAN CARLOS DA SILVA RODRIGUES
VAL IT
APARECIDA DE GOIÂNIA
2015
VAL IT
O modelo Val IT foi criado pelo IT Governance Institute (ITGI) devido à necessidade de demonstração de retorno que a TI deve fornecer para o negócio como uma forma de mostrar aos executivos o retorno dos investimentos da TI para o negócio. O modelo foi criado com a ajuda de representantes de empresas e do meio acadêmico, considerando tanto as metodologias existentes como emergentes e o desenvolvimento de pesquisas. O Val IT foi publicado em 2006 e obteve sua versão 2.0 em 2008.
Entre os objetivos do modelo temos o auxilio a gerência para assegurar que as organizações obtenham o máximo de retorno dos investimentos em TI para oferecer suporte ao negócio a um custo razoável e com nível de risco conhecido e aceitável, e outro objetivo é o fornecimento de diretrizes, processos e práticas para subsidiar a diretoria e a gestão executiva no entendimento e no desempenho dos seus respectivos papéis em relação aos investimentos em TI.
Pode-se dizer que o Val IT é um modelo que estende e complementa o Cobit, visto que este aborda a tomada de decisões em relação aos investimentos em TI e a realização efetiva dos benefícios, enquanto que o Cobit tem um foco maior na execução.
Novas versões do COBIT foram surgindo estudos e ensaios foram iniciados visando completar a lacuna detectada o que deu inicio ao VAL-IT. Enquanto o COBIT foca essencialmente o negócio, e com isto já propiciando uma entrega de valor pela TI ao negócio, o VAL-IT veio focar essencialmente o retorno dos investimentos em TI e com isto tratar de uma forma muito objetiva e direta a criação de valor pela TI ao negócio.
O VAL-IT em razão de seu foco possuí uma característica marcante que a de responsabilizar os CEO’s, e posições hierárquicas equivalentes, pelo retorno otimizado de resultados ao negócio. Assim como outros modelos é o VAL_IT