VAL-IT
VAL-IT veio focar essencialmente o retorno dos investimentos em TI e com isto tratar de uma forma muito objetiva e direta a criação de valor pela TI ao negócio.
É um conjunto de boas práticas para a criação e gestão de valor pela TI. Estas práticas quando combinadas com o COBIT tornam-se um poderoso e eficaz meio para a TI alavancar as iniciativas de negócio.
Existem 4 perguntas chave nas quais o modelo está fundamentado:
Estamos fazendo as coisas certas?
Essa questão diz respeito aos investimentos feitos pela empresa, no caso, em TI. Deve-se verificar se os investimentos estão de acordo com a visão da empresa, consistentes com os objetivos do negócio, contribuindo para os objetivos estratégicos e, principalmente, proporcionando valor a um custo adequado e a um nível aceitável de risco.
Estamos fazendo as coisas da forma correta?
Essa questão se preocupa com a forma com que as ações estão sendo feitas. Deve-se verificar como elas se encaixam nos objetivos de curto prazo da empresa e de que forma se alinham com as demais iniciativas.
Estamos conseguindo fazer as coisas bem feitas?
Essa questão tem foco na operacionalização dos serviços de TI. Deve-se levantar se há uma gestão efetiva da entrega dos serviços e das mudanças e se há capacidade e competências necessárias para o funcionamento da TI
Estamos alcançando o valor?
Enquanto principal questão para este documento, esta questão destina-se, a saber, se há um claro entendimento por parte da empresa a respeito dos benefícios esperados. Deve-se levantar de quem são as responsabilidades pela realização dos benefícios e quais são as métricas para gerenciá-las. Por fim, deve-se possuir um processo estruturado que abranja todo o ciclo de vida do investimento.