Val IT
Os princípios do Val IT – Enterprise Value Governance of IT Investments são aplicados a processos de gerenciamento, dando ênfase à governança de valor, ao gerenciamento de portfólio e ao gerenciamento de investimento, tendo como premissa básica e também foco, na obtenção do retorno dos investimentos, os quais visam:
- Definir o relacionamento entre TI e negócios e as funções organizacionais com as responsabilidades de governança.
- Gerenciar o portfólio de investimentos de negócios viabilizados por TI.
- Maximizar a qualidade de cases de negócio para investimentos viabilizados por TI, com ênfase particular na definição de indicadores-chave financeiros, na quantificação de benefícios e na estimativa clara dos riscos.
O Val IT recomenda que os projetos sejam gerenciados como um Portfólio de investimentos, que resultem em valor de negócio, e ainda, que sejam gerenciados por meio dos respectivos ciclos de vida econômicos. Endereça previsões, custos, riscos e resultados do portfólio, buscando o balanceamento de investimentos viabilizados por TI.
Suas práticas são baseadas no COBIT e estão relacionadas à avaliação, seleção de investimentos de negócio viabilizados por TI, e dos respectivos benefícios obtidos. O VAL IT complementa o COBIT dentro da perspectiva de negócio e financeira.
Objetivos do Val IT
• Auxiliar a gerencia para assegurar que as organizações obtenham o máximo de retorno dos investimentos em TI para suporte ao negocio, a um custo razoável e com um nível de risco conhecido e aceitável.
• Prover diretrizes e praticas de apoio para subsidiar a diretoria e a gestão executiva no entendimento e no desempenho dos seus respectivos papeis, em relação aos investimentos de TI.
Benefícios do VAL IT
A proposta do VAL IT é de que a empresa, aplicando os princípios e práticas contidas no modelo, incremente o retorno dos investimentos e o valor para o negócio. Em um nível fundamental, o framework ajuda a aumentar o entendimento da