atps histologia
Semelhante à hialina, a cartilagem elástica possui pequenas porções de colágeno, além de fibras elásticas entrelaçadas, materiais de lâminas de elástico.
PRINCIPAIS FUNÇÕES: Este material é responsável pela maior elasticidade desta cartilagem. Possui também uma exuberante rede de fibras elásticas finas, que se unem ao pericôndrio. Devido à presença de elastina esta cartilagem possui uma coloração amarelada. As células presentes do interior desta cartilagem mantêm a matriz. Este tipo de cartilagem é encontrada na orelha, no septo nasal e na epiglote.
1- matriz territorial;
2- fibras elásticas;
3- condrócitos;
4- matriz interterritorial Localização no corpo:
A característica mais importante da cartilagem elástica é a presença em sua matriz de material elástico, principalmente sob a forma de fibras elásticas, além de quantidades variáveis de colágeno. Esta peculiaridade fornece às peças de cartilagem elástica uma elasticidade maior que a encontrada em peças de cartilagem hialina. É encontrada, por exemplo, na laringe, epiglote, orelha. Visualizações da cartilagem:
Seu aspecto em cortes corados por hematoxilina e eosina pode ser muito semelhante ao da cartilagem hialina. Isto porque as fibras elásticas não costumam ser coradas por esta combinação de corantes. Para se diagnosticar adequadamente a cartilagem elástica é muito útil utilizar corantes que demonstrem material elástico (corante de Verhoeff, corante de Weigert). Nas duas imagens note a grande quantidade de fibras elásticas na matriz extracelular, além de condrócitos (vários deles destacados na imagem superior ao passar o cursor sobre ela).
CÉLULAS CARACTERISTICAS
Para diferenciar cartilagem hialina de elástica, a melhor maneira, como já foi mencionado, é observar suas fibras elásticas coradas por corantes especiais. Algumas características morfológicas ajudam nesta diferenciação. Na cartilagem