Vacinação
É uma substância produzida com bactérias ou vírus mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação, imunização, do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos.
Preparando o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.
Por que devemos nos vacinar?
Porque as vacinas são as ferramentas mais poderosas que existem para combater as doenças. Protege crianças e adultos de doenças que ameaçam a vida.
As vacinas são também a forma mais econômica de intervenção, pois sua abordagem reduz os custos dos tratamentos de saúde relacionados com as doenças infecciosas.
Qual o objetivo da vacina?
A eliminação de uma doença infecciosa em escala mundial, chamada de erradicação da doença.
Como exemplo, a vacinação já erradicou uma doença: a varíola. O controle da doença é um objetivo mais realista para a maioria dos programas de imunização. Isto significa que é possível reduzir significantemente o número de casos.
Onde encontramos vacinas?
As vacinas podem ser encontradas em postos públicos de saúde ou em clínicas particulares. Causa reação?
Podem surgir reações leves e secundárias após a sua aplicação como dor, inchaço no local, febre e mal-estar.
Mas é importante ressaltar que a incidência e a gravidade desses eventos adversos são muito raros e menores que o impacto da própria doença. Portanto, as vantagens da imunização superam, em muito, os efeitos colaterais.