Vacinas
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças.
As vacinas são feitas a partir de substâncias, como proteínas, toxinas bactérias ou vírus, que são injetados no organismo de um animal, criando uma reação no sistema imunológico do mesmo gerando a produção de anticorpos que acabem por tornar o organismo imune ou, ao menos resistente a esse agente.
Endemia:
Endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
No Brasil existem áreas endêmicas. Como exemplo, pode ser citada a febre amarela comum na Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois não se espalha pra outras regiões, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.
Epidemia:
É quando uma doença infecciosa e transmissível ocorre em uma comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de uma mutação do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente.
A gripe aviária, por exemplo, é uma doença que se iniciou como surto epidêmico.
Pandemia:
A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
Quando uma doença existe em uma determinada região é considerada uma endemia. Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.
O câncer não é considerado uma pandemia porque não é uma doença contagiosa, ou seja, não é transmissível.
Alguns exemplos de pandemias são: a AIDS, tuberculose, peste negra, gripe asiática, gripe