TCC
Orientador: Prof. José Divanil Spósito Berbel
ASSUNTO: Auditoria Interna
TEMA: Auditoria em Cooperativa de Crédito
PROBLEMA: Qual o padrão de auditoria adotado para as Cooperativas de Crédito?
HIPÓTESE: A hipótese básica será verificar se os procedimentos adotados pela auditoria nas Cooperativas de Crédito atendem às expectativas do Órgão fiscalizador do sistema Cooperativo do Brasil.
JUSTIFICATIVA: A escolha deste tema prende-se ao fato do mesmo estar em linha direta com minha área de atuação, o que irá contribuir sobremaneira para o enriquecimento do meu desempenho profissional.
Outro fato a ser considerado é que os problemas de controle no sistema cooperativo exigem uma análise muito profunda de todas as variáveis envolvidas. Dentro desse contexto, esse trabalho se justifica, pois resume os principais pontos, servindo de base para outros trabalhos, e contribuindo como fonte de informações para Estudantes e demais interessados que atuem nessa área.
OBJETIVO GERAL: O objetivo é apresentar um cenário geral do tema, demonstrar os procedimentos dos trabalhos e processos realizados na área de auditoria, com a preocupação de verificar se estão atendendo as normas legais.
OBJETIVO ESPECÍFICO: O trabalho será apresentado de forma gradual, esclarecendo desde a origem das Cooperativas de Crédito até a exigência de auditoria para as mesmas, com ênfase na maneira como procede a auditoria interna.
PROCEDIMENTOS: Será realizada através de pesquisas bibliográficas, entrevistas, consultas objetivas às Normas, Resoluções e Circulares do Banco Central do Brasil, Receita Federal e CFC.
Levando-se em conta, também, a complexidade e extensão do tema, o presente trabalho terá seis capítulos, assim distribuídos:
Introdução
Cap. 1 – Conceito de Cooperativas de Crédito
Cap. 2 – A Auditoria Interna nas Cooperativas de Crédito
2.1 – Finalidade
2.2 – Abrangência do Trabalho
2.3 – Campo de Atuação do Auditor
Cap. 3 – Programa de Trabalho
3.1 –