vacinas
• O que é imunidade inata ou natural? É a primeira linha de defesa contra a maioria dos microorganismos. Contudo nem sempre conseguem eliminar o patógeno – resposta imune adquirida entra em ação aumentando a capacidade de proteção.
• Quais são os componentes da imunidade inata? Barreiras físico-químicas no combate às infecções. As barreiras físicas são a pele e mucosas, as secreções (lavam e limpam as superfícies das mucosas), e os cílios (ajudam na remoção de resíduos e material estranho). As barreiras químicas. A fibronectina é outra proteína circulante capaz de ligar-se a bactérias (i.e. estafilococos e estreptococos). Aumenta a remoção desses microrganismos através da ligação com macrófagos. Os níveis de fibronectina diminuem durante a infecção e, como a CRP, é usada também no acompanhamento da doença, particularmente em bebês prematuros - nos quais o SI inato é extremamente importante.
• Quais as diferenças entre imunidade inata X imunidade adquirida? IMUNIDADE INATA IMUNIDADE ADQUIRIDA
Células neutrófilos, macrófagos, eosinófilos, mastócitos e NK Linfócitos
Mecanismos fagocitose, proteínas fase aguda (CRP, complemento (via alternativa – opsonização), citotoxicidade (NK) Anticorpos, complemento (via clássica), citotoxicidade (células T)
Especificidade + ++++
Induz memória? NÃO SIM
Proteção contra Bactérias, fungos e vermes Bactérias (intracelulares), vírus e protozoários.
IMUNIDADE INATA
• A imunidade inata tem como função principal de controlar as infecções, de maneira inespecífica, antes que a imunidade adquirida se desenvolva.
• Fagócitos (neutrófilos e macrófagos) reconhecem antígenos bacterianos (exemplo) e liberam citocinas que, entre outros efeitos, produzem a INFLAMAÇÃO: definida pelo calor, dor, rubor, e inchamento.
• A dilatação aumenta a permeabilidade dos vasos, levando ao maior fluxo sangüíneo para o local da inflamação (produzindo o rubor, calor e inchamento). A produção de citocinas também leva a