vacinas
Agora turma sabe qual a importância das vacinas.
Quando perguntadas por que devemos tomar vacinas a maioria dos alunos respondeu que é para não ficar doentes.
Disseram ainda que era como um repelente que gruda no sangue e espanta a doença.
A professora então contou a historia Edward Jenner ( 1749 – 1823) que observou que aas pessoas que trabalhavam com bovinos ao contraírem a varíola bovina ficavam imunes a varíola humana.
No site da fundação Osvaldo Cruz as crianças conheceram mais sobre a doença e descobriram que a doença esta erradicada desde 1970.
A professora pediu aos alunos que trouxessem as carteirinhas de vacina e explicou a eles qual a importância da carteirinha e havendo pendências em suas carteirinhas a professora orientou os alunos a conversarem com seus pais para regularizarem a situação.
A professora comentou sobre aas doenças, quais as vacinas e formas de serem tratadas.
A professora então pediu as crianças que pesquisassem no site do médico (Drausiovarella.com.br) sobre febre amarela, rubéola, rotavirus, tuberculose, hepatite, poliomielite, coqueluche, entre outras.
Os alunos tiveram que entrevistar os pais e avós sobre porque é importante se imunizar. De volta a sala de aula contaram que entre as doenças erradicadas a mais citada foi a poliomielite que teve seu ultimo caso em 1989.
Contaram que vários pais não sabiam que tinham que se vacinar ou reforçar doses já tomadas, “ muitos pensavam que vacina era coisa de criança “.
A professora elaborou um mural e um dicionário, as crianças foram anotando as palavras de difícil compreensão como antígeno por exemplo.
Os alunos agora descobriram a diferença entre soro e vacina, “ a vacina previne e o soro cura a doença “ resume um dos alunos.
Os alunos receberam ainda explicações sobre como funciona o sistema imunológico.
Os alunos do 4º ano da E M