Hormonas Sexuais
As hormonas sexuais têm como papel a regulação da reprodução e pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas e femininas. Estas são produzidas principalmente pelas gónadas (ovários na mulher, testículos no homem), que em grande parte são controladas pelo eixo hipotálamo-hipófise.
O hipotálamo segrega uma hormona chamada GnRH que é transportada pelo sistema porta até à hipófise anterior onde, posteriormente, são segregadas duas hormonas: a folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH). Os estrogénios e as hormonas progestacionais são referidos como hormonas sexuais femininas e os androgénios como hormonas sexuais masculinas.
- Hormonas Sexuais Femininas Tanto o sistema hormonal feminino como o masculino são controlados pelo eixo hipotálamo-hipófise, que controla a secreção das hormonas ováricas, que podem ser o estrogénio e a progesterona.
No início do ciclo menstrual, a adenohipófise secreta grandes quantidades de FSH e pequenas quantidades de LH. Juntas, estimulam o crescimento e a maturação folicular, bem como aumentam a secreção de estradiol pelos foliculos em desenvolvimento.
O estrogénio possui dois efeitos sequênciais sobre a secreção da hipófise anterior. Primeiro, inibe a secreção de FSH e LH, levando com que as suas taxas declinem a um mínimo por volta do décimo dia do ciclo. Subitamente, de seguida a hipófise anterior começa a secretar quantidades muito elevadas de ambas as hormonas mas principalmente de LH.
Com o pico de LH, inicia a ovulação e determina a transformação do folículo ecludido em corpo amarelo. O pico de FSH estimula a produção de quantidades adequadas de receptores de LH nas células, suficientes para a luteinização. Deste modo a FSH, LH e a progesterona induzem a expressão de enzimas que decompõem o colagénio da parede folicular, levando a um rapido desenvolvimento final originando ruptura. A produção de prostaglandinas aumenta e pode ser responsável pela contracção das células