Métodos contraceptivos
Todos os métodos que visam impedir a fertilização de um óvulo ou impedir a nidificação do ovo ou zigoto.
É o regime de uma ou mais acções, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher ficar grávida ou dar à luz
Métodos contracetivos
Naturais
Consistem em calcular o período fértil e, desta forma, evitar que haja fecundação - abstinência periódica;
Não Naturais (artificiais)
Impedem a gravidez através de dispositivos locais ou através de medicamentos com hormonas ováricas.
Métodos Naturais
Método do calendário
É um método que calcula pela contagem dos dias, o período em que a mulher estará fértil, ou seja, o período em que ocorre a ovulação. Neste período ela deve evitar ter relações sexuais ou tê-las usando o preservativo para não correr o risco de engravidar.
Método da Temperatura É um método que identifica o período de ovulação da mulher, ou seja, quando ela estará fértil através da verificação da sua temperatura corporal. Dessa forma, quando há aumento de temperatura, que identifica o período fértil, a mulher não deve ter relações sexuais, ou então deve tê-las usando preservativo, para não correr risco de engravidar.
Coito interrompido
Neste método o homem tira o pénis fora da vagina no momento do gozo, ou seja, antes de ejacular. Dessa forma tenta evitar que os espermatozoides entrem no corpo da mulher. Acarreta algumas desvantagens, nomeadamente para o homem.
Muco Cervical ou BILLINGS
É uma forma de evitar a gravidez que observa a humidade natural da vagina, procurando identificar os dias férteis, em que a mulher solta o oócito II. Desta forma, a mulher evita ter a relação sexual nesse período para que não ocorra gravidez.
Métodos Não Naturais
Mecânicos
D.I.U
DIAFRAGMA
Preservativo (masculino, feminino)
Métodos Hormonais
Pílula
Adesivo
Anel vaginal
Químicos
Espermicida
Cirúrgicos
Vasectomia
Laqueação das trompas
Mecânicos
DIU