VACINAS praticas educativas
Vacina
Vacina é uma substância produzida por bactérias ou vírus mortos ou enfraquecidos, que provocam uma reação (imunização) do sistema imunológico ao ser introduzido no corpo humano, promovendo a produção de anticorpos (defesa) contra aquela substância. Então em caso de infecção por aquele agente patogênico, ou seja, por aquele vírus ou bactéria, o sistema de defesa age , fazendo com que a doença não se desenvolva naquele individuo, ou caso venha a se desenvolver, que seja de uma forma leve.
A vacina é um método de prevenção contra doenças infectocontagiosas. É importante que se inicie a administração das primeiras doses, nas primeiras 12 horas de vida, ainda na maternidade, das vacinas BCG e Hepatite B ,e caso não seja possível ser aplicada no hospital, levar a criança para vacinar nas unidades de saúde, nos primeiros dias de vida, lembrando que a criança deve ter no mínimo 2 kilos para iniciar a vacinação.
Importância das vacinas
No passado muitas crianças morriam ou ficavam com sequelas por determinadas doenças, que hoje, graças às vacinas, tiveram algumas doenças controladas, e outras até mesmo erradicadas do Brasil, um exemplo é a poliomelite; Há muitos anos não temos casos de poliomelite no Brasil, devido a vacina.
A vacinação é recurso preventivo de extrema importância para toda a população, pois além de proteção individual contra várias doenças, protege também a comunidade, pois reduz a circulação de agentes infecciosos.
Parte da redução da mortalidade infantil, devido à implantação do PNI (Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde com o aumento da cobertura vacinal e estratégias de ações preventivas que incentivam a vacinação, um exemplo são as campanhas nacionais de vacinação. Nestas campanhas procuram atingir o maior número possível de crianças. São realizadas propagandas nos meios de comunicação, procurando conscientizar os pais neste processo, para que levem seus filhos para vacinação.
As