Vacinação: O que o Agente Comunitário de Saúde deve saber
Vacinação: O que o Agente Comunitário de Saúde deve saber
Maria Rivemales¹, Daniela Oliveira², Josicélia Estrela², Raisa Sant’Ana², Rebeca Paixão² e Stefany Ariadley² 1. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2 Discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
RESUMO
O presente relato de experiência é fruto da disciplina Planejamento e Administração em Serviços de Saúde I, ministrada no primeiro semestre de 2013, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Santo Antônio de Jesus-BA.
As vacinas são o meio mais eficaz e seguro de proteção contra determinadas doenças, e a conscientização da população é imprenscindível para que seu uso seja feito de forma correta e no momento certo, garantindo imunidade e segurança. O agente comunitário de saúde (ACS) dentre outras atribuições, possui o importante papel de integrar os serviços de saúde da Atenção Primária com a comunidade, devendo estar sempre atualizado e preparado para esclarecer e debater sobre as diversas questões, principalmente no que se refere a promoção e prevenção de agravos à saúde.
Objetivou-se através da ação educativa posteriormente descrita, informar, esclarecer dúvidas e atualizar os agentes comunitários de uma Unidade de Saúde da Família do Município de Santo Antônio de Jesus, abordando todas as vacinas aplicadas na Unidade, suas doses, as doenças erradicadas pelos imunobiológicos, esquema de doses, modo de transmissão, e outros pontos julgados pertinentes. A ação foi dividida em quatro etapas: Dinâmica de apresentação, onde os ACS, palestrantes e demais participantes puderam se apresentar, dando início às atividades; introdução e abordagem do tema; explanação das vacinas e doenças, e;