uyqsyudjk
1059 palavras
5 páginas
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaGOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ESCOLA TÉCNICA ESTADUALJARDIM ÂNGELA
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ACTIVITY BASED COSTING)
SÃO PAULO
2013
CC - CONTABILIDADE DE CUSTOS
Bárbara Conceição
Joyce Araújo
Lorrane Karolina
Poliana Correia
Raphael Mendonça
Sumário
INTRODUÇÃO
O Custeio Baseado em Atividades (Activity Based Costing), é uma ferramenta que as empresas optam para aplicar no desenvolvimento da contabilidade gerencial, onde o objetivo principal é rastrear e analisar minuciosamente os custos e desempenho em determinadas atividades referentes a seus setores.
DEFINIÇÃO DO CUSTEIO ABC
Segundo Masayuki Nakagawa em Custeio Baseado em Atividades (2011), o ABC (Activity Based Costing) trata-se de uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa.
A quantidade, a relação de causa e efeito e a eficiência e eficácia com que os recursos são consumidos nas atividades mais relevantes de uma empresa constituem o objetivo da análise estratégica de custos do ABC.
Nakagawa também analisa que embora o custeio ABC seja caracterizado por esta simplicidade, é dado que poderá transformar-se numa poderosa ferramenta de alavancagem de atitudes das pessoas envolvidas no processo de mudanças de uma empresa.
No método de custeio baseado em atividades ou ABC, assume-se como pressuposto que os recursos de uma empresa são consumidos por suas atividades e não pelos produtos que ela fabrica. Os produtos surgem como conseqüência das atividades consideradas estritamente necessárias para fabricá-los e/ou comercializá-los, e como forma de se atender a necessidades, expectativas e anseios dos clientes.
Seu objetivo é o de “rastrear” as atividades mais relevantes, identificando-se as mais diversas rotas de consumo dos recursos da empresa. Através