UUUUU
Desde o início do curso de Pedagogia fala-se sobre a importância dos professores formarem alunos autônomos. Por conclusão, a autonomia do professor é fator essencial para esse processo. Entretanto, percebemos que este tema é muito discutido, muito usado no discurso pedagógico tomado até como slogan, desgastando assim seu verdadeiro significado. O significado da palavra no dicionário nos revela que:
Autonomia é a faculdade de se governar por si mesmo, direito ou faculdade de se reger (um país) por leis próprias; emancipação; independência; sistema ético segundo o qual as normas de conduta provêm da própria organização humana. (Hollanda, 1983, p.136) A Declaração Universal dos Direitos Humanos (Assembléia Geral das Nações Unidas - 10 dezembro de 1948) cita o seguinte:
Art. I- Todos os os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Art.XIX- Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão. Este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independente de fronteiras. Segundo Angela Maria Martins(2002) o conceito de autonomia vem sido construído historicamente pelas diferentes características culturais, econômicas e políticas que representam as sociedades ao longo de sua trajetória. É necessario que seu sentido seja analisado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. No âmbito político é necessário um debate sobre o significado do que seja democracia. O pensamento democrático tem como base um dos significados da palavra autonomia: Liberdade, isto é, capacidade dos indivíduos atribuirem leis a si mesmos e dessa forma lutar pela busca de um bem comum. Segundo Catoriadis (1987), para que surja uma sociedade mais igualitaria, e necessário