aaa eeeee iiiii ooooo uuuuu
“Design Hub”
Parcerias para a Regeneração Urbana
Visão Estratégica
Fazer de Paredes uma nova centralidade da Região Norte: Um Pólo Urbano Criativo focado no design de mobiliário e artes decorativas, assente em projectos âncora inovadores, participados e em rede, consolidando uma cidade atractiva, sustentável e competitiva no contexto regional e nacional.
O concelho de Paredes pretende marcar um ponto de viragem no seu ciclo de desenvolvimento, colocando o
Design ao serviço do desenvolvimento (revitalização) económico e da regeneração urbana, numa abordagem holística, estratégica e integrada – design in everyday life.
Nesta estratégia reside a aliança entre a história e a tradição do município e a criatividade e a inovação enquanto novos factores de competitividade.
Descrição do projecto
O Design Hub apresenta-se como um projecto âncora integrado na marca “Rota dos Móveis” com o objectivo de atrair e fixar talentos (designers) e actividades criativas para a Cidade de Paredes. Pretende-se desenvolver um espaço icónico localizado no centro da Cidade de Paredes enquanto “experiência viva”, isto é, participativa e evolutiva, numa lógica de laboratório urbano onde o design impera.
Design Hub: Espaço âncora; Espaço demonstrador; Espaço emblema; Espaço de experimentação e Espaço montra. Área de Intervenção
Centro da Cidade de Paredes
[cerca de 38ha]
“Ponto de acupunctura urbana” - a regeneração urbana desta zona do território, apesar de bem delimitada no espaço, não se fecha sobre si mesma, e do ponto de vista estratégico não tem limites rígidos, na medida em que, ao actuar no centro da Cidade de Paredes vai-se tocar num ponto nevrálgico do seu sistema territorial, com repercussões em diversas áreas da cidade e do concelho.
Eixos Estratégicos
O programa de acção do projecto Design Hub assenta em cinco eixos estratégicos fundamentais:
o
Pólo Acessível
O Pólo Acessível refere-se à