Utilização do vapor d'agua
Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos
Termoquímica
2° Ciclo de Processos Químicos - noturno
Profa Luciana Guimarães
Aplicação Industrial do Gás na Industria
Jefferson Kilder Prado Pinto
Myke Albuquerque Pinto de Oliveira
Praia Grande
2012
Objetivo O objetivo do trabalho é demonstrar as utilizações do vapor de água nas indústrias em geral, também mostrar que ele pode ser utilizado nas mais diversas funções, desde simples aplicações até mais complexas como o funcionamento de uma turbina a vapor.
Vapor de água
Introdução
Define-se vapor uma substância o gás dessa que pode ser condensada isotermicamente por meio do aumento da pressão. O vapor de água, portanto, é a água na fase gás a uma temperatura abaixo de 374ºC (647 K). Essa temperatura é chamada de temperatura crítica e pode ser vista no diagrama de estado da água [Figura 1].
Figura 1
O vapor de água é invisível, a nevoa que vemos acima de uma panela de água em ebulição na verdade são minúsculas gotas de água líquida.
Quando o vapor está em equilíbrio com a fase condensada da mesma substância, dizemos que o sistema está na pressão de vapor e esta é específica para cada temperatura. A pressão de vapor da água a 100ºC é 1 atm.
A linha que separa os estados líquido e vapor no diagrama de estado é chamada de curva de saturação. Nesse ponto o líquido pode ser transformado em vapor recebendo apenas calor latente. Sobre essa curva podemos ter dois tipos de vapor, o vapor úmido e o vapor saturado.
Vapor úmido: Vapor que ainda apresenta água no estado líquido.
Vapor saturado: Vapor que não apresenta água no estado líquido, mas ainda está na temperatura de ebulição.
Se continuarmos a aquecer o vapor a pressão constante, estaremos abaixo da pressão de vapor a essa nova temperatura e não será mais possível o sistema conter água líquida. Teremos então o vapor superaquecido.
Vapor superaquecido: Vapor acima da temperatura de ebulição.
O