Medição de umidade relativa
Medicação de Umidade Relativa
Bruno Guerra
Bruno Mesquita
Felipe Pagano
Nova Friburgo
2013
Métodos de Medição de Umidade em Gases1
1. Introdução
A presença ou ausência de vapor d’água no ar ou em outros gases influencia uma ampla faixa de processos físicos, químicos e biológicos. Desse modo, as medições de umidade são importantes para diversos processos industriais, e para alguns deles são parâmetros críticos que influenciam os custos do processo, a qualidade do produto, a saúde e a segurança.
Existem inúmeras técnicas conhecidas para a medição da umidade. O assunto é também complicado pela confusa variedade de modos de se expressar a umidade. Analogamente ao que ocorre em outros campos da metrologia, a utilização de uma forma consistente e harmonizada de se expressar a medição de umidade tem se tornado cada vez mais importante, do mesmo modo que é necessário um entendimento comum das definições e dos termos utilizados na higrometria.
A umidade é uma quantidade relativamente difícil de ser medida na prática, e a exatidão atingível normalmente não é tão boa quanto as possíveis de serem obtidas em outras áreas da metrologia. Por exemplo, a massa de um objeto pode ser determinada pela pesagem em um laboratório comum dentro de uma parte em 100.000. Analogamente, a pressão atmosférica pode ser freqüentemente medida dentro de 5 partes em 10.000.
A umidade, entretanto, pode ser normalmente medida apenas dentro de 3 partes em 100, ou seja, com uma incerteza no resultado de ±3%.
Para se realizar uma medição confiável, em um determinado nível de exatidão, é necessário utilizar uma técnica segura e apropriada. Para isto, necessitamos definir precisamente o objetivo da medição, selecionar um método adequado de medição validado por uma calibração confiável, realizar a medição corretamente sem introduzir erros e, finalmente, interpretar com bom senso o resultado da