Carga térmica
Parte IV - Psicrometria
Prof. Luiz Carlos Martinelli Jr. - DeTEC.
135
Psicrometria
O estudo detalhado da mistura ar seco – vapor d’água é de tal importância que constitui uma ciência à parte, a Psicrometria, dotada de todo um vocabulário próprio.
A Psicrometria é definida como “o ramo da física relacionado com a medida ou determinação das condições do ar atmosférico, particularmente com respeito à mistura ar seco – vapor d’água”, ou ainda, “aquela parte da ciência que está de certa forma intimamente preocupada com as propriedades termodinâmicas do ar úmido, dando atenção especial às necessidades ambientais, humanas e tecnológicas.
O conhecimento das condições de umidade e temperatura do ar é de grande importância. Além do conforto térmico, que depende mais da quantidade de vapor presente no ar do que propriamente da temperatura, também em muitos outros ramos da atividade humana. A conservação de produtos como frutas, hortaliças, ovos e carnes, em câmaras frigoríficas depende da manutenção da umidade relativa adequada no ambiente.
Por exemplo, a perda de peso depende da umidade do ar na câmara de estocagem, se a umidade é baixa, a perda de peso é elevada e vice-versa.
Ar
Pelas suas dimensões e pelos processos físico-químicos e biológicos que se desenvolveram, o planeta Terra possui, hoje, uma camada gasosa que o envolve (ar atmosférico). Essa massa gasosa constitui a atmosfera da Terra e é essencial às formas de vida que nela se encontram.
O ar atmosférico é constituído de uma mistura de gases, assim como de vapor d’água, e uma mistura de contaminantes (fumaça, poeira e outros poluentes gasosos ou não) presentes normalmente em locais distantes de fontes poluidoras.
Ar seco
Por definição, ar seco (dry air) é a mistura dos gases que constituem o ar atmosférico com exclusão do vapor d’água, i.e., quando todo o vapor d’água e os contaminantes são removidos do ar atmosférico. Extensivas medições têm