Utilização de tecnologias em sala de aula
“O uso de Tablets nas escolas”
São Paulo
2012
Introdução
Este trabalho por meio de pesquisas e entrevistas, com profissionais da área acadêmica, tem por objetivo apresentar a mudança corrente em que se encontra o processo de ensino-aprendizagem no Brasil e no mundo graças ao avanço da tecnologia nos últimos anos. Tendo como objeto de estudo o uso de tablets em escolas de ensino regular. Seus benefícios, malefícios, a opinião de professores sobre esse novo método de ensino e as condições que podem ser utilizadas para a absorção e busca de novos conhecimentos, tanto para o educando, como para o educador.
Tecnologia em sala de aula: um novo conceito em educação.
Com a disseminação da internet na década de 90 e o aumento no desenvolvimento de novas tecnologias, o uso de ferramentas tecnológicas passou a ser muito cogitado no meio educacional.
As tecnologias são criadas para facilitar a vida das pessoas, e leva-los ao progresso. Sendo assim, sentiu-se uma grande necessidade de aplicar essas tecnologias na sala de aula. Essas ferramentas procuram auxiliar todo o processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de propiciar o enriquecimento da prática pedagógica. A inserção de novas tecnologias nas salas de aula promove a abertura de um novo mundo aos alunos.
Esse avanço tecnológico trouxe junto com ele novos artifícios para o desenvolvimento e aprimoramento dos métodos educacionais utilizados hoje em dia. Utiliza-se a internet, tablets e jogos para facilitar a assimilação dos alunos sobre determinado tipo de assunto.
A implantação da tecnologia na educação tem como principal objetivo ampliar as formas de ensinar e de aprender. No entanto, é necessário que se avalie sua aplicação, de modo que a aprendizagem possa ser realmente significativa, sem perder de vista o foco educacional. É importante também, que os professores estejam devidamente