Utilização de Plantas com fins medicinais
Nosso país tem uma grande biodiversidade e nele encontramos diversas plantas que há muitos anos já eram usadas para fins medicinais.Esse costumo foi passado de geração para geração e hoje citarei algumas que inclusive já utilizei por indicação de familiares.
Dentre diversas plantas vou citar:O Alho e o Chá de Erva Cidreira.
O alho sempre me foi indicado por familiares como um ótimo vermífugo e antigripal natural mas dentre suas aplicações existem inúmeras indicações as quais podemos citar; diurético, digestivo bactericida, anti- hipertensivo e antibiótico.
Como vermífugo sempre me orientaram a comer 3 dentes de alho sem casca em jejum por 7 a 10 dias.O consumo não me beneficiava um dos melhores sabores então como forma de enganar o gosto ruim sempre foi me oferecido os 3 dentes de alho amassado em forma de pasta junto com uma fatia de pão ou biscoito água e sal.
Porém existem inúmeras formas de uso tais como;Tempero , chás e até desinfetantes porém cada uma para tal fim.
O alho também tem suas contra indicações para pessoas com problemas estomacais e úlceras e Inconveniente para recém-nascidos e mães em amamentação e, ainda em pessoas com dermatites. Em doses elevadas pode provocar a dor de cabeça, de estômago, dos rins e até tonturas.
Além dos efeitos colaterais que podem causar irritações , náuseas , odor no hálito e na pele.
Já a erva cidreira sempre me foi oferecido em casos de insônia porém ela também pode ser indicada em casos como catarro, cólica, dores musculares, dores reumáticas, resfriados e laringite.
Sempre me foi servida em forma de chá principalmente antes de me deitar e após a última refeição e para preparar o chá sempre utilizei duas colheres de folhas seca junto a um copo de água morna
A conta indicação somente existe no caso da pessoa ter alergia a erva mas também existe uma contra indicação em pessoas que tenham problemas de tireoide pois acredita -se que a erva reduza ou iniba o efeito dos