utilização de crm
Problemática: A utilização do CRM em uma Empresa contábil.
Justificativa: Mostrar o serviço do e-CRM contábil de modo a facilitar os processos organizacionais e melhorar o relacionamento com o cliente.
Sumario
1. Introdução.
2. Referencial teórico
2.1. Marketing.
2.2. Cliente.
2.3. Fidelização de clientes.
2.4. Marketing de Relacionamento.
3. Tecnologia da informação.
3.1. Sistema de informação.
3.2. Tecnologia e Serviços de Internet.
4. CRM .
4.1. Os tipos de aplicações de CRM´s:
5. Contabilidade e o uso do CRM.
Bibliografia.
1. Introdução.
2. Referencial teórico.
2.1. Marketing.
O marketing surgiu na década de 1940 nos EUA, a palavra marketing é “uma expressão anglo-saxônica que deriva do latin mercari, significando comércio, ou ato de mercar, comercializar”. (COBRA, 1988). O marketing apresenta uma evolução histórica que teve sua origem no escambo, que era a utilização da mercadoria como moeda de troca. A Revolução Industrial trouxe uma nova realidade e o seu avanço alavancou a concorrência entre as empresas e a disputa pelos mercados gerando novos desafios. (ROCHA, 2007). Entre o final dos anos 70 e início de 80, o marketing era utilizado apenas para chamar a atenção do público, e a regra para se alcançar o sucesso eram oferecer primeiro os produtos no mercado, ainda sem se preocupar em atender a real necessidade do cliente. (MCKENNA, 1999).
No final da década de 80 e início de 90 o cliente tornou-se o centro das atenções. Esse período apresentava um ambiente novo, no qual competir tornou-se muito mais difícil do que em épocas anteriores. Houve uma transição no marketing, ele se concentrava na ideia de que era necessário levar em consideração as necessidades e desejos dos clientes.
Para Kotler (2000), marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação de desejos, através do processo de troca. Em outro momento cita marketing como um