Utilização de Artefatos Culturais
Resumo
Este artigo investiga a utilização de artefatos culturais no ensino de ciências em sala de aula por professores e alunos para o processo de contextualização e aprendizagem do sujeito. Esse estudo foi realizado a partir de experiências vivenciadas na disciplina de Estágio III do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande. Trata-se de um estudo visando as diferentes concepções para a utilização dessa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o uso desses materiais em sala de aula; e a segunda sobre as experiências vivenciadas em sala de aula a partir da utilização de alguns materiais pelo professor e pelos alunos com o objetivo de proporcionar uma melhor aprendizagem e abordagem do conteúdo.
Palavras-chave: Artefatos culturais, Ensino, Aprendizagem, Ciências.
1. Introdução
A contextualização tem um importante papel no processo de ensino e aprendizagem do sujeito. A partir da análise de pequenos textos e imagens dentro do seu contexto histórico, social e cultural, compreender o papel da contextualização como um dos fatores determinantes na constituição critica do individuo, pois apresentam instrumentos para atividades práticas de experimentação e também auxiliam para o processo de construção da aprendizagem. A leitura de imagens e textos desenvolve a habilidade de ver, julgar e interpretar. Elas estão muito presentes em nosso dia-a-dia e são poderosas formas de comunicação e informação. Decifrá-las, interpretá-las ou lê-las são necessidades fundamentais para qualquer tipo de atividade contemporânea.
Acredita-se que a utilização de artefatos culturais auxilia o profissional da educação em sua docência, pois oferece diversas ferramentas que servem de apoio ao processo de aprendizagem. E apresenta temáticas de forma dinâmica, valorizando o processo de construção do conhecimento do