O que é patrimonio histórico
Livro “O que é Patrimônio Histórico”, do escritor Carlos A.C.Lemos
Em seu livro “O que é Patrimônio Cultural”, o escritor Carlos H.C.Lemos, começa fazendo uma rápida explanação sobre a definição de Patrimônio, esclarecendo que os patrimônios Histórico e artístico, são os elementos que compõem o patrimônio cultural de um povo e que este por sugestão do ex-assessor internacional da UNESCO, o francês Hugues de Varine-Bohan se divide em três grupos: Patrimônio Material, Natural e Imaterial.
Patrimônio natural - Compreende todos os recursos naturais, inclusive a paisagem, que, de alguma forma, interferem na evolução das culturas nele inseridas, quer na formação dos saberes, quer no fornecimento da matéria prima necessária à construção de seus artefatos.
Patrimônio Imaterial - É aquele que engloba toda forma de saber e de saber fazer. É neste grupo que se situa toda forma de expressão da cultura popular. É um patrimônio dialético e por isso mesmo se faz necessário o seu registro constante como forma de acompanhar sua evolução através das gerações para as quais são passados.
Patrimônio Material – É composto por todo bem de dimensão material, dentre os quais, documentos, obras de arte, edificações e até cidades. Para o autor esta é a categoria mais importante por reunir em torno de si as demais categorias. Isso porque um artefato mantem relação com a natureza que forneceu a matéria prima com a qual foi construído, por alguém que se utilizou de um saber fazer. Por essa razão não se pode analisar um artefato sem considerar sua relação com o meio ambiente e com o saber.
Uma característica da modernidade lamentada pelo autor, é a despersonalização dos artefatos decorrente da produção em série. De vez em quando um desses objetos, mesmo igual a tantos outros, ganha notoriedade por ter participado de um evento considerado histórico, ainda que em muitos casos não se possa comprovar a veracidade de tal afirmação.
Mesmo assim, objetos como esses, considerados