Utilização da teoria das filas e da simulação para análise de filas com prioridade de atendimento em um setor de emergência de um hospital
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA - DEPRO
Utilização da teoria das filas e da simulação para análise de filas com prioridade de atendimento em um setor de emergência de um hospital
Igor Padilha
RESUMO
O presente artigo busca, através do estudo da Teoria das Filas e do uso de um software para modelagem do setor de atendimento de emergência, modelar o sistema de atendimento deste setor do hospital em que foi desenvolvido o estudo de caso, analisar o funcionamento do mesmo e propor alterações que melhorem a eficiência do sistema. Deste modo, primeiramente será realizado um levantamento a respeito dos temas abordados e de trabalhos desenvolvidos anteriormente relacionados ao tema.
Palavras-chave: Teoria das Filas, pesquisa operacional, simulação, mapeamento de processos.
1- Introdução
A grande demanda por serviços de atendimento de urgência e emergência e as restrições orçamentárias, tornaram a gestão deste serviço uma atividade bastante complexa. A administração eficiente destes serviços é um fator importante, no sentido de que, fica cada vez mais clara a necessidade de um acompanhamento rigoroso na utilização de recursos, que além de escassos são de alto custo. Devido a este fato, esta área tornou-se alvo de aplicação das técnicas de Pesquisa Operacional.
De acordo com Gonçalves (2005), as instituições de saúde apresentam seu desempenho através de indicadores quantitativos somente com dados de produção tais como: número de consultas ambulatoriais, cirurgias, internações, entre outros. A análise desses volumes físicos não é capaz de explicitar uma das maiores preocupações da sociedade nessa área: a situação das filas de atendimento.
Para que o problema das filas de atendimento seja tratado, portanto, será utilizado neste estudo o auxílio da simulação e da Teoria das Filas.
A simulação de processos consiste na técnica que permite imitar um sistema