Utilização da música como ferramenta de ensino- aula investigativa
INTRODUÇÃO:
Em sua vivencia diária uma pessoa precisa de momentos de lazer, isso a leva a buscar varias formas de distração que possibilitem a ela uma saída do mundo que a rodeia.
Uma destas formas é a música, que em muitas vezes é parte da vida de quase todas as pessoas. Logo assemelhar e utilizar esta técnica no ensino de química pode ser uma opção divertida e atrativa, já que esta se enquadrará na maioria das vezes em um contexto de favorecimento de um ensino que na maioria das vezes é recebido como chato pelos alunos. Segundo Barreiro (1990): Diferentemente do livro didático e outros recursos, os quais se presumem que o professor tem o maior conhecimento (o que implica uma relação de desequilíbrio entre os dois interlocutores, alunos e professor) a musica permite fazer surgir em classe uma relação pedagógica distinta, igualitária e mais construtiva.
Com isso a tentativa de inserir a música como método de revisão do aprendizado pode propiciar ao aluno um resgate do conteúdo que fugiu de sua de assimilação. Dessa forma, será realizado um trabalho com a utilização da música no ensino de química, através de paródias, na Escola Estadual Messias Pedreiro de maneira que os alunos construam parodias de músicas populares utilizando letras que tratem de conceitos químicos de química orgânica estudados no decorrer do ano. O que será feito com cautela para que esta atividade não se torne uma fuga ao propósito educativo da mesma, tendo cuidado com questões de animismo.
“Não é suficiente apenas ministrar aulas... É necessário ser diferente e fazer a diferença”.
Marcos Henrique da Silva Passos (MOITINHA)
OBJETIVOS GERAIS
Motivar alunos da Escola Estadual Messias Pedreiro, através de atividade lúdica e divertida;
Contribuir para o desenvolvimento de senso de grupo, disciplina, musicalidade, sensibilidade, entre outras capacidades, independente de raça,