Utilização da farinha da casca da banana para a adsorção de metais pesados em solução aquosa
Davi Benjamim Evangelista Pontes (davids2002@hotmail.com), Laís Nascimento Dias (dias-lais@hotmail.com), Marta Cecília da Esperança Santos (martacesantos1@hotmail.com), Natália Matos Silva Pereira (naty_matos_pereira@hotmail.com) e Vinícius César Andrade Gomes (vn_cesar@hotmail.com).
Nome da equipe: Paládios.
Orientador(a): Viviana Oliveira Mateus (viviana.mateus@pro.unifacs.br).
Palavras Chave: Adsorção, casca de banana, pré-tratamentos.
Resumo
O estudo da adsorção com biomassa da casca de banana visa otimizar esse processo de separação, diminuindo o custo do mesmo e preservando o meio ambiente. A adsorção com farinha in natura se mostrou ineficiente, enquanto que a farinha pré-tratada com HCl (ácido clorídrico) apresentou resultado mais favorável. Os resultados dessa pesquisa podem influenciar outros pesquisadores à realizarem pré-tratamentos antes da adsorção, melhorando o rendimento das atividades desenvolvidas.
Introdução A adsorção é um processo que consiste numa interação sólido/fluido, na qual determinadas substâncias presentes na solução líquida ou gasosa tendem a se concentrar na superfície do sólido. Essa atração irá permitir a separação dessas substâncias dos demais componentes do fluido 1. A banana é uma fruta muito abundante no Brasil e seu consumo é bastante alto. A casa da banana quase que não é reaproveitada e a grande maioria desse resíduo é descartada pela população, gerando o aumento do acúmulo de lixo no meio ambiente.
A utilização da biomassa da casca da banana como adsorvedora é tida como promissora, pois a mesma possui características específicas que possibilitam o processo de adsorção. Além de essa biomassa possuir um tipo de morfologia fibrosa e irregular (fato que favorece a aderência dos metais em solução aquosa em sua superfície), a casca da banana possui grupos funcionais que se encontram na forma de lignina, celulose